Jogos de civilização: resultado da pesquisa

Em uma breve pesquisa que fiz para saber melhor sobre os gostos das pessoas em relação aos jogos de civilização, perguntei sobre alguns títulos do mercado.

Jogo “de civilização” é um termo amplo que pode incluir centenas de jogos. Muitos deles, porém, abordam períodos específicos da história ou se caracterizam pela temática sci-fi, por exemplo.

Eu estava interessado em um tipo de jogo de civilização que ficou consagrado no meio digital pelo Civilization do Sid Meyer, em que os jogadores gerenciam recursos, constroem cidades e maravilhas, adotam líderes, etc. – ao longo de toda a história humana.

Os 5 jogos mais característicos e conhecidos que atendem a esse critério foram incluídos em minha pesquisa. Como havia a opção “Não sei opinar”, foi possível detectar o quanto cada jogo era conhecido. Aqui vai a porcentagem de pessoas que conhece cada jogo.

1) Through the ages, 60%.

2) Civilization (2010), 48%.

3) Civilization: a new dawn, 37%.

4) Clash of cultures e Nations, 35%

Dentre os que conhecem cada jogo, a porcentagem de “Adoro” foi:

1) Civilization (2010), 41%.

2) Clash of cultures, 36%.

3) Nations, 28%.

4) Through the ages, 26%.

5) Civilization: a new dawn, 16%.

Os meus preferidos, pessoalmente, são o Civilization (2010) e o Nations. Mas entendo como o Nations pode não atrair tanto, já que, sem um mapa para a gente levar nossos exércitos para passear, ele provavelmente dá uma sensação menos temática. O mesmo acontece com o Through the ages.

Seja esta a explicação mais certa ou não, o fato é que, quando decidi fazer meu jogo de civilização – provisoriamente com o título Rota das Civilizações (Rotaciv) –, estava claro que eu queria um mapa em cima da mesa, com seus territórios para descobrir, com suas águas para cruzar.

E assim está sendo feito. Minha pesquisa também apresentou uma pergunta sobre mapas, e na próxima postagem trarei os resultados e falarei um pouco sobre o mapa do Rotaciv.

Todo comentário que você deixar abaixo poderá ajudar no desenvolvimento do meu jogo! Manda! E compartilhe com seus amigos que possam gostar também!

10 respostas
  1. MARIA DO CARMO ZANINI
    MARIA DO CARMO ZANINI says:

    Bacana, bacana, bacana. Ansiosa pra ler mais sobre Rotaciv e curiosalra saber como você vai resolver cada etapa do desenvolvimento. Sem contar que estou certa de que seu toque pessoal vai trazer pra gente algum uso criativo de mecanismos de jogo.

    Acompanhando!

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    • Paulo Santoro
      Paulo Santoro says:

      Sim! :-) Na verdade, pela mecânica que estou desenvolvendo, todo conflito do jogo será gerado contextualmente, com sentido temático, e não porque o jogador pensará “vou atacar porque assim ganharei”. Dependendo de certas condições de cada partida, algumas poderão transcorrer sem batalhas e até com grande cooperação. Mas nem sempre: afinal, infelizmente as guerras fizeram parte da história. Acompanhe as postagens que vou explicar mais! :-)

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  2. CESAR SBRIGHI
    CESAR SBRIGHI says:

    Ótima ideia de fazer uma pesquisa para fazer o jogo. Jogos de Civilização são os que eu mais gosto… tenho até um roll through the ages, que é bem divertido, além do Antique que é ótimo. Creio que uma grande dificuldade é não deixar o jogo muito longo… O Civ 2010 é ótimo, mas com as expansões (que são otimas)começou a ficar muito longo e dificil de encontrar gente para jogar… sistemas de combate rápidos com do imperial, acredito agilizam bem o tempo.

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    • Paulo Santoro
      Paulo Santoro says:

      Oi, Cesar, também tenho um Roll through the ages e gosto bastante. Ele usa um sistema de troca de recursos reminiscente do Civilization boardgame original (1980, se não me engano). Quanto ao tempo de duração, farei uma postagem sobre isso em breve (foi outra questão da pesquisa). Sobre as expansões do Civ 2010, eu não gosto muito delas. A não ser por alguns detalhes, como novas techs e outros elementos, as mecânicas introduzidas tornaram o jogo desnecessariamente complicado.

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  3. Alex
    Alex says:

    Um jogo com tema de civilização, não muito conhecido, é o Tempus, de Martin Wallace. Apesar dele ter vários problemas, uma das propostas interessantes dele é que as “idéias” circulam, logo as civilizações se desenvolvem num ritmo parecido, ou seja, ninguém pode ficar muito atrás em determinado aspecto, mas é claro que que chega primeiro tem uma vantagem.

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    • Paulo Santoro
      Paulo Santoro says:

      Gosto muito do Wallace, mas o Tempus não joguei ainda. Mas estou desenvolvendo um esquema de tecnologia em que de certa forma as ideias “circulam” também: é mais fácil você pesquisar uma tecnologia que alguém já pesquisou, e as mais antigas vão ficando mais fáceis ainda. Acompanhe minhas postagens para ver! :-)

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  4. Antonio C De Marchi
    Antonio C De Marchi says:

    Oi Paulo! Estou tentando acompanhar o desenvolvimento, bem como estou aqui para ajudar no que puder.
    Eu também adoro Jogos de Civilizações, como deve saber.
    Graças a você tive a oportunidade única de participar da evolução da expansão do Sid Meier Civilization 2020, a W&W. sou muito grato por ter podido participar de play e Beta Test, e ainda ter o meu (nosso) nome no manual final, e ainda com a ressalava do “Grupo Brasileiro”!
    Já li todos os tópicos, e assim que eu conseguir farei as considerações que você citou.
    Eu mesmo, se tivesse mais tempo, gostaria de tentar fazer algo de um jogo de Civ, quem sabe um dia?
    Grande abraço e sucesso nesta empreitada!
    De Marchi

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    • Paulo Santoro
      Paulo Santoro says:

      Olá, De Marchi! Realmente foi uma incrível experiência participar daqueles testes e deixar nossos nomes gravados no jogo! :-)
      Espero ansiosamente suas considerações. Aliás, enquanto não chega o dia de fazer o seu jogo, que tal fazer deste aqui um pouco seu também? Vou precisar de bastante ajuda, a tarefa é gigantesca! Quando eu tiver o primeiro protótipo pronto, posso contar com você para testar com outras pessoas? ;-) Abraço!

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