Jogos de civilização: resultado da pesquisa

Em uma breve pesquisa que fiz para saber melhor sobre os gostos das pessoas em relação aos jogos de civilização, perguntei sobre alguns títulos do mercado.

Jogo “de civilização” é um termo amplo que pode incluir centenas de jogos. Muitos deles, porém, abordam períodos específicos da história ou se caracterizam pela temática sci-fi, por exemplo.

Eu estava interessado em um tipo de jogo de civilização que ficou consagrado no meio digital pelo Civilization do Sid Meyer, em que os jogadores gerenciam recursos, constroem cidades e maravilhas, adotam líderes, etc. – ao longo de toda a história humana.

Os 5 jogos mais característicos e conhecidos que atendem a esse critério foram incluídos em minha pesquisa. Como havia a opção “Não sei opinar”, foi possível detectar o quanto cada jogo era conhecido. Aqui vai a porcentagem de pessoas que conhece cada jogo.

1) Through the ages, 60%.

2) Civilization (2010), 48%.

3) Civilization: a new dawn, 37%.

4) Clash of cultures e Nations, 35%

Dentre os que conhecem cada jogo, a porcentagem de “Adoro” foi:

1) Civilization (2010), 41%.

2) Clash of cultures, 36%.

3) Nations, 28%.

4) Through the ages, 26%.

5) Civilization: a new dawn, 16%.

Os meus preferidos, pessoalmente, são o Civilization (2010) e o Nations. Mas entendo como o Nations pode não atrair tanto, já que, sem um mapa para a gente levar nossos exércitos para passear, ele provavelmente dá uma sensação menos temática. O mesmo acontece com o Through the ages.

Seja esta a explicação mais certa ou não, o fato é que, quando decidi fazer meu jogo de civilização – provisoriamente com o título Rota das Civilizações (Rotaciv) –, estava claro que eu queria um mapa em cima da mesa, com seus territórios para descobrir, com suas águas para cruzar.

E assim está sendo feito. Minha pesquisa também apresentou uma pergunta sobre mapas, e na próxima postagem trarei os resultados e falarei um pouco sobre o mapa do Rotaciv.

Todo comentário que você deixar abaixo poderá ajudar no desenvolvimento do meu jogo! Manda! E compartilhe com seus amigos que possam gostar também!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *