“Olhe para o seu vizinho. Ele pode ter mais de mil anos.”
Estaria o mundo preparado para manter bilhões de pessoas capazes de viver por mil anos?
A vida longa dos vermes é um romance de ficção sobre a democratização e a ética dos avanços científicos, com um enredo moderno e envolvente ambientado no Brasil.
Leia o que as pessoas estão dizendo e comente também o que achou do romance!
VÍDEO RESENHA DE
PEDRO RICARDO BIM
Li “A Vida Longa aos Vermes” há uma semana. Paulo Santoro tem um talento singular para tratar de certos temas que poucos autores se atreveriam a escrever, e quando o fazem não possuem o mesmo verniz. Nessa ficção ele não foge à regra, o livro aborda questões com as quais muitas vezes temos medo de lidar…nossa existência, a vida e seu fim.
Com um olhar afiado suas personagens nos levam a um passeio incerto, sua narrativa contém tanto vigor que ao final do livro temos sensação de… ( não vou dizer). Leia e descubra. O que posso afirmar é que Paulo Santoro é um jovem escritor e está entre os melhores deste país.
Uma das minhas melhores leituras de 2015 foi o livro “A vida longa dos vermes”, de Paulo Santoro. Li a versão em e-book e no lançamento do livro em papel eu o comprei para reler, porque é desses livros que a gente quer ler de novo. Isso porque o Paulo consegue cativar o leitor ao tratar de um tema profundo e difícil para todos, nossa finitude, de forma leve e prazerosa. Recomendo muito este livro!
É uma ótima leitura. Já estou aguardando o próximo livro do Paulo Santoro!
O Paulo é um multimídia fantástico; nos últimos tempos, as melhores coisas que li são de sua autoria (conheçam também as Historemas, “reativadas” recentemente). Seu livro é um belo exemplo – cada página me faz querer mais, cada personagem parecia um conhecido meu. Como já disseram antes, no aguardo do próximo livro!
Desde o prólogo, o livro envolve o leitor na trama, que mescla suspense (do bom) e reflexão sobre o sentido da existência. A linguagem fluida conduz a narrativa com facilidade: você não vai “emperrar” em nenhum capítulo. Não caia na (grande) tentação de ler o final antes: a estrutura dos capítulos é o ponto alto do livro, na minha opinião. Os diálogos entre os amigos em linguagem “chat” também me surpreenderam. Ótima escolha: Paulo Santoro acertou em cheio. Já o reservei para ser presente de Natal para muitos e muitos amigos! NOTA: preparação final de texto que é uma obra prima à parte! Eliane Santoro, você é o máximo.
Amei o livro. Ao mesmo tempo não conseguia parar de ler e queria fugir. Não vou dar spoiler, mas o final é demais!!! Paulo, você está de parabéns!
Livro envolvente. Surpreende a cada página. Ficção científica que nos faz refletir muito questões que fazem parte da nossa realidade.
Fazia tempo que não lia um livro tão rápido. Gostei muito da história, mas confesso que fiquei com vontade de saber mais no final. Será esse um indício para uma continuação?
Argumento muito interessante e se desenvolve muito bem. Leitura rápida e simples, porém bem escrito,sem parecer banal
Adorei “A vida longa dos vermes”. Do título às últimas palavras é uma obra que engaja o leitor. A narrativa tem ritmo de romance policial e carga de ficção científica contemporânea, em que toda ousadia laboratorial é absolutamente possível. E parece que é exatamente isso que dá força ao romance: a tênue linha entre ficção e realidade numa sociedade tão perturbada eticamente.
Gostei.
Estou com A Vida Longa dos Vermes há meses em casa e guardei para ler agora nas férias entre natal e Reveillon. Valeu a espera! Gostei muito de como a história envolvendo os amigos Bruno e Dinarte se desenrola. Na trama há suspense na medida certa, o que me deixou envolvida do começo ao fim. Também adorei a premissa, a possibilidade de adiar a velhice e a decreptude é mesmo um tema fascinante e toca em uma das maiores angústias de todos nós, a finitude. Parabéns Paulo! Bjos e obrigada pelo livro. Agora o passarei adiante!
Gostei muito da leitura. Fiquei muito feliz do livro ter chegado em minhas mãos com o compromisso de leitura, do contrário talvez não o tivesse lido e teria certamente perdido uma bela aventura. Recomendo!
Três trechinhos que me marcaram:
– Nas primeiras palavras que foram trocando, começaram a ver que não combinavam em quase nada, mas isso não os afastou, e sim nutriu uma curiosidade mútua, como se cada um fosse, para o outro, uma janela para enxergar o lado de lá da vida.
– Não se deve forçar a cabeça continuamente com um problema, a insistência conduz à exaustão e só a distância da recreio ao pensamento e o ativa com vigor renovado.
– O terceiro trecho é a última fala do livro…
Li o livro de Paulo Santoro, A vida longa dos vermes, e gostei muito. Sua escrita é muito fluida, e a estória me prendeu do começo ao fim. Os temas são fantásticos e o autor os aborda com grande simplicidade, apesar da complexidade deles. Valeu muito. O final também me deixou pensativo.
Achei incrível como o livro “chegou às minhas mãos”, até o momento eu nunca havia ouvido falar e, um amigo, através de uma corrente de leitores, me passou o livro para ler. A dinâmica e o título me chamaram atenção, e logo que comecei o livro fiquei entusiasmada, a leitura é agradável e contemporânea, creio não ter levado mais de uma semana para finalizar, acho possível uma continuação da história, pois a narrativa foi breve e até simplória, poderia ter sido mais explorada.
Meus parabéns ao autor Paulo Santoro, a temática foi muito bem escolhida!
Ah, aproveito para mencionar que, da mesma forma que o livro me foi entregue, repassei para uma amiga que prometeu continuar repassando o livro para que outras pessoas tenham a mesma oportunidade que nós e o livro, quem sabe, se torne muito mais conhecido, conforme o propósito da corrente.
O livro “A vida longa dos vermes” é fantástico. Estou no meio da história e não consigo parar de lê-lo.
Cativante, instigante, inteligente e muito bem escrito.
Parabéns Paulo Santoro!
Terminei-o agora. É muito bom!
O autor consegue manter o leitor curioso e ligado a cada aspecto da estória, até o seu final.
Parabéns, Paulo Santoro!
Fantástico, envolvente e muito bem escrito.
Acabei de ler o livro, e ele é fantástico.
Tem uma história extremamente envolvente e cativante, que nos traz uma reflexão moral sobre questões da longevidade e finitude humana, juntamente com personagens bem trabalhados, e ambientação no Brasil, coisa que me agradou muito. Com certeza está como uma das minhas melhores leituras deste ano.