O jogo continua!

Fiquei 2 semanas sem postar não porque tirei uma folga do desenvolvimento do jogo. Pelo contrário, eu fiquei tão concentrado nos testes que achei melhor não interromper para escrever aqui.

Já ouvi falar de muitos escritores que se retiram (para dentro do próprio quarto, ou para um hotel no interior, etc.) com o propósito de se fechar e focar arduamente no trabalho durante um período. Faz sentido! Escrever um livro – e criar um jogo grande também – é algo que exige tanto esforço e dedicação que pode ser desalentador caso passemos um longo período de tempo sem que os avanços sejam significativos.

A imagem em destaque nesta postagem mostra a situação do tabuleiro ao final do último teste que realizei. Interrompi este teste na 8.a rodada da Era 3, cerca de 60% da partida. Finalmente as mecânicas e as interações estão se desenrolando mais suavemente, mas suspendi o teste porque preciso alterar alguns valores e poderes desbalanceados.

Esse tabuleiro quadrado serve para 3 jogadores. Para 4, ele é um pouco mais comprido, retangular. Começaram a partida as civilizações dos Chineses, dos Romanos e dos Egípcios. Na parte central do mapa, é possível ver esses nomes escritos em três terrenos. A palavra “Egípcios” está em preto porque os Egípcios continuam sendo egípcios! Os chineses se transformaram em italianos, os romanos se transformaram em franceses. Coisas da História!

Os Egípcios desenvolveram primeiro a Cartografia e chegaram primeiro a 3 colônias. Mas, lá no canto superior esquerdo, foram os Italianos que ocuparam o Brasil.

O Islamismo se propagou depressa pelo mundo e já está em 9 das 11 cidades. Mas a culpa foi minha: teve uma situação que permitiu essa facilidade, e já estou arrumando para o próximo teste!

Todos os cubos no jogo são unidades que se movimentam: ou unidades militares ou missionários religiosos. No jogo final, serão cubos mesmo, pois a mecânica do jogo exige essa característica.

Mesmo “concentrado”, tentarei postar todas as terças e sextas de agora em diante! :-)

2 respostas
    • Paulo Santoro
      Paulo Santoro says:

      Obrigado, Peterson! Vou colocar seu email na lista de email para avisar quando estiver disponível. Ao receber alguma mensagem, você terá a oportunidade de cancelar também. Estou criando um grupo no Discord para os playtests também.

      Responder

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *