As mulheres na História – e no jogo

Evidenciar a importância das mulheres na História não é uma questão apenas de representatividade. É uma questão de justiça.

O protagonismo masculino nos registros sobre o passado se deve a persistentes condições sociais e explica-se mais pela autoridade que os homens sempre exerceram do que por uma real superioridade. Aliás, há diversos exemplos descobertos de mulheres que foram responsáveis por determinados trabalhos, mas que tiveram sua participação original omitida.

Felizmente isso vem mudando!

Na primeira edição do jogo Through the ages, de 2006, dos 24 personagens escolhidos para representar o papel de eventuais líderes das civilizações, havia apenas uma mulher: Joana D’Arc. Nations, de 2013, já veio com 8 entre seus 39 “advisors“. A expansão de Through the Ages, de 2020, acrescentou também 8 à heroína francesa.

Procurei, na minha pesquisa para desenvolver Rota das Civilizações, descobrir as mulheres que fizeram história. Para o passado distante, é um trabalho mais difícil, como era de se esperar, porque os poucos registros antigos representam muito mais um protagonismo masculino. Minha ideia então é compensar esse desequilíbrio utilizando nosso conhecimento do passado recente. Por isso, se haverá mais homens como líderes e artistas no passado mais distante, haverá mais mulheres na história recente.

Essa preocupação não é isolada. Ao escolher pessoas, eventos e outras circunstâncias da história humana, tenho o projeto de defini-los melhor em um livreto auxiliar de regras.

O propósito inicial desse livreto auxiliar é explicar com mais detalhes o funcionamento de determinadas cartas e efeitos do jogo, que podem não ficar claros à primeira vista ou provocar alguma controvérsia entre os jogadores. Assim, ao explicar os poderes de um líder, acrescentarei ainda uma breve entrada enciclopédica, escrita originalmente para situar a importância daquela personalidade. Como tenho desempenhado o papel de escritor (muito antes de designer), essa perspectiva é de grande atrativo para mim!

Ainda não tenho uma listagem exata das mulheres que estarão no jogo. Alguns nomes praticamente certos são Hipátia, Cleópatra, Florence Nightingale, Billie Holiday, Marie Curie e Frida Kahlo, mas há ainda muitas outras a testar e ainda a pesquisar também.

Se você tiver algum nome a sugerir, pode mandar pra mim!


Photo by Aiony Haust on Unsplash

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *