Post davigolias

NEWSLETTER DE JUNHO

Já saiu a newsletter n. 2!

Nela você encontra o Prólogo do romance que estou para lançar, A Elite Luggnagg, sobre um cientista brasileiro que descobriu a fórmula para a grande longevidade.

Poderá ler também uma resenha que escrevi sobre o excelente livro Davi e Golias, de Malcolm Gladwell.

Nesta edição, vou sortear o livro Bartleby, o escrivão, de Herman Melville. Abaixo, uma breve reflexão sobre esse romance (não contém spoilers). Para participar, é fácil: leia a newsletter e e poste um comentário aqui abaixo, nesta entrada do blog, dizendo o que achou da edição n. 2! O vencedor receberá o livro em qualquer lugar do Brasil.

Aproveito para informar o ganhador do livro da edição de maio: Rui Xavier, que vai receber PLAY autografado pelo autor Ricardo Silvestrin. Agradeço a todos os participantes! Tentem de novo!

SOBRE BARTLEBY, O ESCRIVÃO

Surpreendente novela da metade do século 19.

É curioso que a atitude de Bartleby comece soando cômica, passe então a parecer visceral e até inspiradora para, no fim, tornar-se triste e miserável.

Personagem delicioso para qualquer caçador de símbolos.

Afinal, quem é Bartleby? Um idiota? Um perfeito homem novo? O gênio único que percebeu a inutilidade de tudo, a vaidade da vida, a indiferença do Universo?

Depois de viver tanto tempo diante de cartas extraviadas (como sugere o narrador no final), ele sentiu fundo a grande falta de sentido?

O próprio narrador é um personagem intrigante, indispensável para a revelação gradual de Bartleby.

Seja como for, uma excelente leitura, considero obrigatória para todos os amantes de literatura.

7 respostas
  1. Tiago Augusto dos Santos
    Tiago Augusto dos Santos says:

    Oi, Paulo! Li a edição número 2 e vim aqui deixar o comentário para concorrer ao livro. Estranho, o link direto estava com erro. Parabéns pelo trabalho, muito gostoso de ler enquanto se dá um break no dia a dia. Abraços!

  2. Tiago Bueno
    Tiago Bueno says:

    Olá Paulo. Parabéns pela newsletter, sempre um prazer ler. A propósito, no link da newsletter para vir aqui está dando erro, ainda, acabei de tentar. Abraços.

Os comentários estão fechados.